A importância de um bom currículo

By | February 13, 2021

Nós temos pelo menos 3 vagas abertas no meu time. Além disso a cada 4 meses temos que contratar um novo grupo (2~3) de estagiários.

Nossa empresa também participa de uma coisa que é meio comum aqui, chamada feira de empregos. Algumas dúzias de empresas se juntam num centro de convenção, cada uma tem um espaço e as pessoas vem, perguntam sobre a empresa, as vagas que tem abertas, sobre a cultura e etc. Se a pessoa tem interesse ela deixa um currículo que depois é encaminhado pro departamento certo. Isso tem acontecido de forma virtual no último ano, lógico.

Se eu distribuir o tempo gasto por trimestre igualitariamente devo gastar entre 1 e 2 horas por semana examinando currículos.

Além disso eu mesmo já tive emprego em 9 empresas diferentes e sempre tento melhorar a apresentação do meu currículo aqui e ali. Já ajudei a revisar e melhorar também de amigos, conhecidos e familiares. Todos conseguiram pelo menos diversas entrevistas e a maioria novos empregos.

Tudo isso pra dizer o seguinte: Eu mais ou menos estou qualificado para dar algumas opiniões sobre como ter um bom currículo.

Aspecto geral

Logo de cara se seu currículo parece um documento do word, apenas uma imensa parede de texto e sem um layout atraente você é apenas mais um numa pilha de centenas de currículos. Não tem nada ali que vai atrair os olhos de um gerente.

“Assim que recebo uma pilha de currículos eu jogo metade no lixo. Não quero gente azarada trabalhando no meu time” – Meme que vi por aí.

Existem diversos sites que disponibilizam de graça ou por um preço aceitável layouts para currículos. Use algum interessante ou crie você mesmo. Nada de loucura, exceto se estiver aplicando para um trabalho de designer gráfico ou outro tipo de emprego artístico. Procure uma coisa que dê um ar profissional.

Erros de Ortografia e Gramática

Imperdoável. Qualquer editor de texto vai praticamente gritar com você se tiver um erro ortográfico. Utilizar o Google Docs ou o Gmail para redigir o texto inicial vai também ajudar na gramática.

Seus objetivos não são importantes

Não sei de onde veio essa ideia de colocar seus objetivos no início do currículo. Quando estou contratando alguém eu quero que essa pessoa se importe é com os meus objetivos.

Troque:

“Objetivos: Trabalhar como desenvolvedor backend num projeto interessante e motivador”.

Por:

“Sobre mim: Desenvolvedor backend com experiência e capacidade de agregar valor em projetos complexos e importantes.”

Concorda que é a mesma coisa? Um projeto complexo e importante é interessante e motivador? Mas agora você está colocando o foco no que o gerente quer, não no que você quer.

Informações pessoais

Isso aqui no Canadá é sagrado, mas aí no Brasil parece ser ao contrário. Não coloque informação pessoal nenhuma no currículo.

Você acha que “Brasileiro, casado, 27 anos sem filhos” é credencial profissional? Nossa, casado? Isso mostra que manja tudo de kubernetes. (sarcasmo).

Nada mais nada menos isso pode é te prejudicar. Vamos encarar a realidade de dizer que existe preconceito no mercado de trabalho, mesmo que seja um viés inconsciente. Não coloque informações pessoais.

Informações profissionais e de contato

Agora sim pode colocar tudo que for relevante. Para quem é de TI além dos óbvios endereço, telefone e email você talvez queira colocar um link pro seu Github, LinkedIn e/ou blog.

Se seu ramo de atuação é mais forte em outras mídias sociais como Instagram, Facebook ou Twitter coloque o que for relevante.

Mas tenha certeza que o link que você colocar vai ter informação relevante e vai te ajudar e não te prejudicar. Se o recrutador clicar no link do seu facebook e descobrir que você é um terra-planista, anti-vacina ou acha que 5G vai nos transformar em robôs é garantido que você está atirando no próprio pé.

Aliás recebi um currículo de um candidato com um link pro Github. Abri o link e tinha sido criado fazia uns 2 dias, tinha zero repositórios, zero contribuições. Alguém deve ter falado pro fulano que era importante ter link do Github. Nem preciso dizer que descartei por me fazer desperdiçar meu tempo ainda no cabeçalho. ¯\_(ツ)_/¯

Experiências atuais e passadas

Particularmente gosto de ler currículo com uma de duas abordagens:

  • Tópicos
  • Narrativa

Narrativa é meu favorito. Algo como:

Na minha atual posição de XYZ participo ativamente de A, B e C contribuindo blablabla e fazendo XPTO.”

Nessa sessão é onde você se vende mostrando quanto contribuiu para seus times anteriores. Coloque dados e estatísticas se tiver:

“Graças à minha abordagem original para o problema legado conseguimos reduzir o número de homens/hora gastos na manutenção do produto em 65%”

“Meu projeto de refatorização do código reduziu o consumo de CPU em 45%, traduzindo em uma economia mensal de $20 mil em cloud computing.”

Por outro lado isso pra mim é inútil:

“Trabalhei num projeto com backend em Python e frontend em React.”

Tá. E daí? O projeto deu certo? Foi entregue dentro do prazo? Dentro do orçamento? Tinha mais bugs do que features? Foi pra produção? Ou só um protótipo? Me fale alguma coisa que seja relevante.

Vendendo o meu peixe

Espero que tenha te convencido de que o seu currículo é essencial na buscar de um emprego. E que como ele te apresenta para a empresa e o gerente é o que vai te garantir aquela entrevista.

Tem mais que eu poderia falar, mas nesse momento vou vender meu peixe pela primeira vez na história desse blog. 🤔

Se você quiser alguém para ajudar a turbinar seu currículo estou aqui oferecendo meus serviços. Estou começando a explorar esse nicho agora, então vou começar com o módico valor de CAD $50.

Currículos em Português e Inglês. E mantenha em mente que tenho bastante experiência com o mercado canadense.

Entre em contato pelo formulário aqui.

No tag for this post.

One thought on “A importância de um bom currículo

  1. Mari

    Gostei das dicas, Eri! A gente sempre fala de currículo com os alunos e agora q eles tem meu whatsapp eu cheguei a fazer o currículo de uma aluna da EJA, fiz com objetivos hahahahah… Da próxima vou seguir suas dicas! Thanks 😊

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comments will be closed on March 26, 2021.