Coisas que todo mundo deveria saber

By | July 12, 2019

Nem sei como comecei a pensar nisso outro dia, mas acabei com uma lista na minha cabeça de coisas que – na minha opinião – todo mundo deveria saber.

Vivendo com as modernidades, confortos e conveniências de hoje em dia – principalmente em regiões urbanas – várias das coisas na lista abaixo podem parecer desnecessárias (e provavelmente são em vários cenários), mas já dizia meu avô que conhecimento não ocupa espaço. E eu sou da opinião que é melhor saber uma coisa que você não precisa do que precisar de uma coisa que você não sabe… Segue a minha lista.

Dirigir

Em grandes cidades carro pode ser uma inconveniência. É caro, pode ser mais lento que metrô ou trem e mais caro do que o necessário. Muita gente vive sem carro, mas acho que saber dirigir é essencial.

Numa viagem, no caso de uma oferta emprego que dirigir seja um diferencial e principalmente num caso de emergência é importante saber dirigir.

Um exemplo mais ou menos relacionado: Uma vez quando morávamos nos USA uma senhorinha caiu no estacionamento e estava com dificuldade para se levantar e andar, mas se recusava a deixar chamar uma ambulância. A filha estava super preocupada e não queria ir deixar a velhinha sozinha pra ir buscar o carro mas ninguém assistindo a cena conseguiria buscar o carro porque era câmbio manual (poucos americanos sabem dirigir câmbio manual). Acabei eu me voluntariando e buscando o carro.

Trocar Pneu

Mais ou menos relacionado ao anterior… Se você dirige, em algum momento vai ter um pneu furado. É só uma questão de tempo. Nem sei dizer quantas vezes precisei trocar pneu.

Mesmo com seguro e assistência 24hrs é uma habilidade que todo mundo que dirige regulamente precisa de ter.

A última vez que tive um pneu furado eu descobri de manhã, num final-de-semana no estacionamento do condomínio onde morávamos. Não tinha nada de urgente pra fazer então só liguei na assistência 24hrs e esperei. 40 minutos… Se eu estivesse parado numa beira de estrada à noite (como já aconteceu antes) em metade desse tempo já teria trocado eu mesmo.

Cozinhar

Comida pronta congelada, entrega de pizza, Uber eats, salgadinhos na banca de jornal, fast-food. Pra que saber cozinhar?

Pra começar pra economizar dinheiro. Eu não sou muito de comer fora e sempre faço umas contas na cabeça de quanto teria custado eu mesmo preparar o que estou comendo. É absurdamente mais barato fazer em casa na maior parte dos casos.

Sua saúde também vai agradecer se você preparar sua própria comida ao invés de comer só coisa comprada, industrializada e cheia de preservativos e aditivos.

E nunca se sabe quando você vai se encontrar numa situação inesperada onde cozinhar alguma coisa seja a melhor – ou a única – opção

Nadar

É possível passar uma vida inteira sem precisar nadar. Viva num lugar sem litoral, longe de rios ou lagos e garanta pelos menos uns 100 metros de distância de piscinas e são grandes as chances de morrer de velhice sem nunca precisar nadar.

Sei lá… A maior parte das pessoas tendo a oportunidade de entrar numa piscina vai aproveitar. Vai ficar aonde “dá pé” se não souber nadar. Mas e se alguma criança se enfiar mais no fundo e começar a se afogar?

Pior cenário possível: Seu carro cai de uma ponte num rio ou seu avião cai no mar. Você sobrevive uma queda de avião pra morrer afogado por não saber nadar? Meio deprimente né?

Não to falando participar das olimpíadas nem nada arrojado. Mas pelo menos saber nadar o suficiente para não morrer afogado todo mundo deveria saber.

Nós básicos

Não vou ocultar que pra mim isso ainda é um desafio. Sei dois nós ligeiramente mais complexos e aqueles outros quebra-galho que todo mundo sabe. Mas não foram poucas vezes que me deparei com situações que um nó decente era necessário e eu não consegui dar conta.

A última vez foi numa viagem de férias no ano passado. Prendi na traseira do carro a caixa desmontável do Logan usando umas cordas com catracas. O problema é que não percebi que deixei perto do escapamento uma das cordas e o calor arrebentou ela. Por sorte eu tinha usado duas e a outra aguentou.

Se eu soubesse dar um bom nó poderia continuar a usar sem a catraca (que caiu e foi perdida), mas como eu não sabia precisei parar num posto de gasolina e comprar uma nova pra continuar a viagem com segurança. Decepcionado comigo mesmo…

Desentupir uma privada

Digamos que é essencial. Principalmente se só tiver um banheiro na sua casa.

A privada nunca vai entupir numa hora conveniente e é bem provável que você não queira ligar pra ninguém pedindo ajuda pra resolver esse probleminha específico. 🙂

Gerenciar suas finanças

Não estou falando de portfolio de investimento, ações ou forex. Quero dizer o básico de gastar menos do que ganha, saber onde seu dinheiro está indo e entender como não viver endividado.

Um exemplo de não entender como gerenciar finanças é algo que li recentemente (não tenho o link pro artigo): Uma grande parte da população americana tem dívida no cartão de crédito, pagando juros de 20% ou mais ao ano, enquanto também tem dinheiro na poupança, rendendo uma fração disso.

O mais lógico seria usar a poupança pra pagar o cartão, mas muita gente não entende isso.

Primeiros socorros

Logo de cara: Não tenho essa habilidade. Aliás, sou daqueles que quando na TV mostra alguém tomando uma injeção eu fecho os olhos. (-_-)

Aliás, isso nem estava na minha lista original, mas fazendo a pesquisa pra esse post eu me convenci que deveria saber pelo menos o básico de primeiros socorros.

Tipo, o nome já deveria dar uma dica de quão importante isso é né? Adicionando na minha bucket list.

Atirar uma arma

Tópico controverso? Talvez. Mas não estou falando que todo mundo deve ter porte de arma. Nem sequer posse de arma. Mas acho que todo mundo deveria saber atirar uma arma.

Pensa aqui comigo: Você não anda armado, você nem sequer possui uma arma. Mesmo assim você, sem aviso nenhum, se encontra numa situação que tem uma arma ao seu alcance num momento onde você precisa de uma arma.

Aí você lembra que não tem a menor ideia de como proceder.

As chances de eu passar por isso aqui no Canadá são bem baixas, mas vocês ai no Brasil? Sei não…

É essa minha lista no momento, mas convido meus 4 leitores a darem pitaco.

No tag for this post.

4 thoughts on “Coisas que todo mundo deveria saber

  1. Vera Maria Ramos Bastos

    Muito importante essa sua lista, eu nunca tinha pensado nisso, mas na prática uma deles eu me identifiquei, não sei nadar então na piscina tenho que dar uma caminhada e sair

  2. Fernando Pedro

    Tô bem. Sei todas. Até primeiros socorros e tmb brigada de incêndio mais recentemente.

    Os nós só manjo de uns 2 ou 3 diferentes mas q já me ajudaram. O negócio é praticar mais. O problema é lembrar disso (lembretes no celular: nunca coloco numa hr boa)

  3. David

    Muito bom (um de seus 4 leitores)….

    Fiz um curso de sobrevivencia básica na selva, achei muito bom. Bem básico mesmo. Mas aprende coisas como nó, navegação por bussola + mapa, montar abrigo… recomendo a todos.

    Eu acrescentaria, para quem dirige, saber o minimo de como um motor funciona, mesmo que com videos de internet… apenas para tentar algo quando algum problema ocorrer.

    Na minha lista de cursos futuros, está incluso forjar, independentemente do que.

    Abraço

  4. Robson

    Acrescenta na lista aí:
    – Falar o mínimo, mas o mínimo mesmo do idioma de um ou dois países vizinhos, se você vive próximo da fronteira
    – Saber interpretar entrelinhas e viés das notícias
    – Praticar EMPATIA!

Comments are closed.