Não deve ser novidade para muita gente, mas vale a pena relembrar que estamos em um excelente momento para quem é um bom funcionário. Com essa mudança toda que aconteceu devido ao COVID-19 e a possibilidade de trabalhar remotamente – de qualquer lugar e para qualquer empresa – o mercado de trabalho mudou bastante.

Antes uma empresa que queria contratar um funcionário tinha duas opções: Ou achar alguém na região geográfica de um dos escritórios e torcer para conseguir pagar um salário competitivo, ou achar um candidato disposto a mudar. A despesa de mudança é bancada pela empresa e, logo, não sai nem um pouco barato. E quantas pessoas estão dispostas a mudar?

O cenário agora é diferente e diversas empresas não precisam mais manter escritórios enormes e caros. Os funcionários também não gastam mais em combustível, estacionamento, transporte público, refeições, etc. Em muitas profissões todo mundo saiu ganhando.

Mas essa possibilidade de trabalhar remoto também significa que você não precisa mais mudar a sua vida para os grandes centros urbanos. Mesmo morando em cidades (ou países) menores é possível conseguir emprego numa grande empresa. Só por isso a competitividade para achar bons funcionários já causaria uma vantagem para os trabalhadores.

Aqui na América do Norte, ainda por cima, durante a pandemia muita gente resolveu se aposentar, voltar aos estudos, mudar de profissão ou viver à base de bicos, trabalhos de meio-período, renda passiva ou aproveitar os incentivos do governo para ver o que acontece. Isso abriu um enorme número de vagas. Sem contar que o setor de tecnologia foi um dos destaques durante a pandemia e só cresceu, precisando de ainda mais gente.

Aproveitando o clima

Se você é um bom funcionário trabalhando para uma boa empresa, conseguir um aumento usando os passos abaixo deve ser totalmente factível. Mas a verdade é que no momento algumas profissões estão com um déficit tão grande de funcionários que talvez até sem todo o esforço recomendável você consiga um aumento.

Adquirir talento é muito caro. Vejo isso com claridade na minha posição atual de gerente. Os números de pessoas e horas de trabalho envolvidos em contratar alguém são enormes. Sem contar equipamento, licensas de software, treinamento, etc. Desde que seja um pedido razoável de um bom funcionário, vale muito mais a pena dar um aumento do que contratar alguém novo.

Saiba o quanto você vale

Uma coisa que vale a pena saber é quanto alguém na sua posição ganha, em média, no mercado. Se você estiver ganhando menos do que a média esse ponto por si só já justifica pedir um aumento.

Uma abordage simples:

“Chefe, de acordo com FONTE X, uma pessoa na minha posição ganha em média Y, que é % a mais do que meu salário atual. Será que você poderia falar com o RH para conseguir um ajuste, por favor?”

Entenda as expectativas

O primeiro passo para uma negociação bem sucedida é saber quais as expectativas da empresa ou do seu chefe. É muito cômodo e simples achar que você está fazendo um ótimo trabalho ou é melhor do que seus colegas. Mas será que isso é verdade? Talvez você esteja se esmeirando para fazer X, mas o foco da empresa é Y.

Saber exatamente o que é esperado de você vai te dar uma visão correta de onde focar os seus eforços para o próximo passo. Se você não sabe ou não tem certeza, marque uma reunião com seu chefe. Eu tenho reuniões individuais com cada um dos meus funcionários a cada duas semanas. Recomendo fortemente que você crie uma reunião recorrente com seu chefe para discutir sua performance, as expectativas (suas e deles) bem como sua ambições, planos, etc.

Coloque as cartas na mesa

Se você não tem certeza que está numa posição boa o suficiente para pedir um aumento nesse exato momento, coloque as cartas na mesa. Marque a reunião acima com seu chefe e seja claro. Algo mais ou menos assim:

“Chefe, eu gosto muito do meu trabalho e estou tentando fazer o melhor de mim para atender todas as expectativas suas e da empresa. Meu objetivo é conseguir uma promoção (ou um aumento) nos próximos seis meses. Como eu posso atingir esse objetivo? Que mudanças preciso fazer no meu trabalho para conseguir isso?”

Eu já tive essa conversa com diversos dos meus funcionários e fiquei muito feliz. Primeiro porque eles vieram me dizer que gostam de onde estão e querem crescer na empresa. Segundo porque me dão a possibilidade de analisar os objetivos do grupo ou empresa e saber que essa pessoa vai sangue-nos-olhos atrás de alcançar os mesmos. E por último já me dá a possibilidade de começar a negociar um aumento para essa pessoa com os níveis mais acima de mim. Pode ser um processo demorado e quanto antes eu puder planejar, melhor.

Registre seu trabalho

Durante muito tempo eu fiz isso e recomendo para todos os meus funcionários fazerem o mesmo: Registre o seu trabalho. Mantenha um diário pessoal do que você faz, projetos que se envolveu, etc. Não precisa ser granular. Pelo contrário, deve ter apenas destaques. Sugestões:

  • Grandes problemas que você resolveu
  • Soluções criativas que levaram a economia de dinheiro, tempo ou recursos humanos
  • Criação de novos produtos, serviços ou processos que geraram mais renda
  • Demonstrações de iniciative própria
  • Provas de que seu trabalho é confiável, bem-feito e com bons resultados

Se você receber alguma mensagem especial de agradecimento de colegas ou clientes, salve a mesma. Se for bem bacana aproveite e encaminhe para seu chefe imediatamente.

Volte com os resultados

Sabendo as expectativas e tendo evidência do seu trabalho demonstrando que você está não só atendendo, mas até excedendo as expectativas, marque uma outra reunião com seu chefe.

Essa reunião deve ir mais ou menos assim:

“Chefe, baseado nas expectativas que a empresa tem do meu trabalho, eu gostaria de demonstrar que estou excendendo as mesmas constatemente. Meu trabalho é excelente conforme você vai poder verificar na evidência que estou te mandando. Está claro que apesar de ter um (título|salário) nível X eu estou operando um nível acima e gostaria muito de ser compensado de acordo”.

Vamos deixar claro que ninguém merece aumento por estar simplemente fazendo seu trabalho. Alguém merece aumento por fazer um trabalho melhor do que o esperado. Um trabalho esperado de alguém mais sênior.

Prepare-se bem já que a conversa pode ser complicada e ter muito vai-e-vem. Esteja pronto para sustentar a teoria de que você realmente merece um aumento.

Em caso negativo

É possível que você não consiga seu aumento mesmo depois do processo acima. Agora você precisa entender os motivos e decidir o que fazer a seguir. Pondere com cuidado os motivos dados pelo seu chefe.

Se realmente nenhum dos motivos é relacionado a alguma falha sua você precisa decidir se continua na empresa e tenta o aumento mais tarde ou se é hora de procurar um novo emprego.

Mudando de emprego

Infelizmente em muitas circuntâncias mudar de emprego é a única boa opção. Se o seu salário está muito defasado quando comparado à média do mercado vai ser difícil conseguir uma correção adequada.

Muitas empresas tem uma política estúpida de limitar o máximo que pode ser dado de aumento a um funcionário. Talvez algo como 5 ou 10%. Se você está atrás de algo mais do que isso, mudar de emprego pode ser sua única opção.

Negociar salário num novo emprego é um assunto que vale um post novo e não está no escopo desse aqui, mas por experiência passada ir para uma nova empresa é o melhor momento de conseguir um aumento substancial.

Em resumo

No final das contas, com mais ou menos preparo o principal passo para conseguir um aumento é simplemente pedir.