Como ler mais esse ano

By | January 3, 2019

Esse ano coloquei uma meta de ler 52 livros – um número significativamente maior do que o meu recorde atual de 45 livros no ano passado.

Mas eu sei que bastante gente tem dificuldade de ler sequer meia dúzia de livros num ano e por isso vou colocar aqui o que eu faço. Fica tanto como dica para quem quer ler mais esse ano e também como uma auto-recomendação para mim.

Leia vários livros ao mesmo tempo

Pode parecer contra-intuitivo, mas funciona. Eu sempre estou lendo entre quatro e seis livros ao mesmo tempo.

Um dos problemas que eu tenho é que às vezes chego numa seção muito difícil ou chata e paro de fazer progresso. Quando bato numa coisa assim posso ficar dias ou semanas sem voltar a abrir aquele livro. Se esse for o único livro do momento isso vai acabar com o meu progresso.

Com diversos livros à mão simplesmente passo para alguma coisa mais interessante até ter vontade de voltar ao anterior.

Ano passado fiquei seis meses para ler um livro e estou lendo um outro à mais de um ano. Uma hora acabo.

Audio-books

Até que ano passado não foram muitos, mas audio-books são sensacionais. Não sei a popularidade/disponibilidade no Brasil, mas aqui tem muitos audio-books.

Pra mim funcionam muito bem para ouvir no carro, na academia ou no avião.

A maioria das aplicações de audio-books também permite ajustar a velocidade do áudio, então dependendo da narração dá pra ouvir entre 1.2x e 1.5x a velocidade original com perfeita compreensão. Por exemplo: Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win.

Livros digitais

Pode ser Kindle, Google Play Books ou alguma outra aplicação, mas as vantagens são as mesmas: Você pode ter uma tonelada de livros num dispositivo portátil.

Eu tenho um Kindle Fire, um Kindle White e o meu celular, todos com livros.

No celular eu costumo ter um livro para quando estou esperando (na fila do mercado, na espera do médico, etc). Ao invés de perder tempo em rede social eu puxo o livro, leio um parágrafo (ou dez páginas, dependendo do tempo de espera) e faço um pouco de progresso. Em 2017 fiquei uns 8 meses lendo um livro apenas uma ou duas páginas cada vez que tinha que esperar algo. Foi um progresso lento, mas terminei.
O único detalhe aqui é que não dá pra ser um livro que você precisa lembrar do que passou para continuar lendo. É melhor aquele tipo de livro que cada capítulo ou seção é autônoma. Um bom exemplo é Tribe of Mentors.

O Kindle White eu uso para ler à noite ou com muita claridade – por exemplo na praia. Como ele não tem luz própria é excelente para não atrapalhar o sono e também a tela não reflete a luz ambiente. Mas sinceramente não utilizo muito ele não.

O meu leitor favorito é o Kindle Fire, principalmente por causa da função “Word Runner”. O que essa função faz é mostrar apenas uma palavra na tela e depois a próxima e a próxima… E você pode configurar a velocidade em que as palavras aparecem. Acho que a minha está configurada para 475 palavras por minuto. (Em média as pessoas costumam ler 200~250 palavras por minuto), então consigo fazer progresso bem rápido.

Bibliotecas

Livros são caros. Talvez não tão caros aqui como no Brasil, mas ainda assim.

A gente usa o sistema de bibliotecas o tempo todo aqui. É raro não ter algum livro emprestado aqui em casa. E, de novo, não sei no Brasil, mas aqui as bibliotecas tem livros digitais também, em diversos formatos.

Faça bom uso das bibliotecas. Sempre vai ter uma coisa interessante para ler. E de graça!

Ah sim… Vou contar para vocês que visitar bibliotecas é inclusive um passeio bacana. Nas nossas viagens visitamos bibliotecas em Sydney, Chicago, Nova York, etc…

Biblioteca Central de Nova York (Outubro 2017)

Explore diversos gêneros

Na minha lista de livros sendo lidos ao mesmo tenho sempre gêneros diferentes. Ficção, teologia, narrativa histórica, livros técnicos, auto-ajuda, biografias, etc.

Se você tem dificuldade para ler, talvez apenas ainda não tenha achado um gênero que você gosta. Continue explorando.

Largar um livro é OK

Você vai se forçar a ler um livro que não quer, vai demorar horas para ler 3 páginas – de má vontade – enquanto poderia estar fazendo progresso em outro livro que seja do seu gosto. Não caia nessa armadilha.

Várias vezes peguei um livro e depois de um capítulo (ou uma página) cheguei à conclusão que não ia gostar do livro. Simplesmente largo. Não se sinta culpado e não deixe que esse livro ser um obstáculo para ler outros livros.

Mantenha registro

Eu uso o Goodreads para manter registro de tudo que leio. Não só é uma forma de saber a quantas anda a sua leitura para o ano, mas também de relembrar e revisitar coisas interessantes.

Espero que essas dicas sejam úteis. Boa leitura!

No tag for this post.

Leave a Reply