Disciplina

By | February 13, 2023

Ou, mais especificamente, auto-disciplina. Quando você institui e segue um hábito ou rotina conforme você determinou consigo mesmo, independente de motivação ou disposição. Esteja calor ou frio, com vontade de fazer ou não.

Aqui no meu escritório tenho esse poster bem atrás de mim, onde vejo toda vez que venho trabalhar e sempre que entro numa vídeo-conferência (com o benefício dos outros participantes também verem):

Disciplina é liberdade

Num primeiro momento pode não parecer verdade. Disciplina na verdade parece quase que o oposto de liberdade. Mas vamos analisar um pouco:

O meu despertador toca às 4:15 da manhã. Eu não aperto o botão soneca. Eu não fico na cama curtindo mais 5 minutinhos. Quando o despertador toca eu imediatamente tiro as cobertas e sento na cama. 90% das vezes eu não quero acordar. Não estou com vontade. Está frio (afinal moro no Canadá). Talvez eu esteja de folga e não precise trabalhar. Mas – por pura disciplina – eu levanto.

Apenas isso me proporciona uma liberdade enorme. Enquanto a maior parte do mundo ainda está dormindo eu posso escolher o que fazer com o meu dia e sair na frente da concorrência.

Se você tem disciplina de acordar cedo, digamos 1 hora antes do que o necessário, você pode facilmente melhorar a sua vida seguindo o princípio 20/20/20 do livro “The 5AM Club“:

  1. Use os primeiros 20 minutos para atividades físicas. Alongamento, uma corrida leve ou um treino de resistência leve (não deve substituir sua rotina de exercícios principal)
  2. Os próximos 20 minutos utilize para sua educação e desenvolvimento. Leia um livro, ouça um podcast técnico da sua área, sobre auto-ajuda ou outro assunto que te ajudará pessoalmente ou profissionalmente. Talvez assista uma palestra ou um curso online.
  3. Finalmente utilize os últimos 20 minutos para meditar, refletir no dia anterior, escrever no seu diário ou ter a sua devocional diária.

Particularmente essa não é minha rotina, mas parece uma framework bem decente.

20 minutos por dia em um ano significa 121 horas. Eu garanto que se você gastar 121 horas por ano estudando, se exercitando e refletindo você vai ser uma pessoa melhor e mais bem sucedida. Provavelmente com mais disposição e uma renda melhor.

Algumas vantages de auto-disciplina que eu quero ressaltar:

  1. Ao utilizar de disciplina você também evita precisar tomar decisões. E tomar decisões é algo que gera cansaço e estresse. Veja decision fatigue na Wikipedia.
  2. Você passa a ser mais produtivo. Menos tempo é gasto procrastinando ou procurando desculpas para fazer ou não fazer alguma coisa. Sua rotina diz que 10 da manhã você responde emails? Adivinha só: 10 da manhã você vai estar respondendo emails.
  3. Suas decisões serão melhores: Quando você planeja e institui um novo hábito ou rotina que você mantém via disciplina normalmente é alguma coisa que você ponderou e considerou por um tempo. Você planejou uma estratégia e tem um plano. Não é algo que você improvisou no último minuto.

Desenvolver disciplina pode parecer complicado, mas eu acho que é porque as pessoas normalmente confundem disciplina com força de vontade. Eu mesmo já ouvi pessoas falando que eu consigo perder peso e correr maratonas por que tenho força de vontade. Errado. Eu tenho disciplina.

Volte e leia novamente o primeiro parágrafo desse post. Disciplina é fazer alguma coisa independente de ter vontade.

Eu sou fã do Jocko Willink e no Twitter ele vira e mexe responde perguntas da forma mais sucinta e óbvia possível.

– “Como eu faço para acordar mais cedo?”
– “Acorde mais cedo”

– “Como eu faço para ir na academia todo dia?”
– “Vá na academia todo dia”

Uma das melhores formas de desenvolver disciplina é utilizar sistemas ao invés de estabelecer metas.

A ideia de sistemas vs metas sugere que você deve se concentrar em desenvolver sistemas e hábitos que levem aos seus resultados desejados, em vez de se concentrar apenas nos resultados em si. Dessa forma, você pode alcançar suas metas de maneira mais sustentável e eficiente, enquanto também constrói a disciplina e habilidades necessárias para o sucesso a longo prazo.

Se sua meta é perder 10Kg isso pode parecer bem difícil de conseguir. Mas adotar um sistema que estabelece que você só vai ter duas refeições por dia e não vai mais tomar refrigerante é fácil de seguir via disciplina.

Eu recomendo fortemente o livro Hábitos Atômicos do James Clear.

Finalmente, seja persistente e tenha perseverança. Se você criar bons hábitos e se mantiver disciplinado mesmo quando as coisas ficam difíceis você vai ser bem sucedido no final.

Em resumo, a auto-disciplina é uma habilidade valiosa que pode transformar a vida de uma pessoa em vários aspectos. Ao instituir e seguir hábitos e rotinas estabelecidos, independentemente de motivação ou disposição, é possível ser mais produtivo, tomar decisões melhores e alcançar metas de maneira mais eficiente. Ao desenvolver a auto-disciplina, é importante concentrar-se em sistemas ao invés de metas, ser persistente e perseverante, e buscar recursos adicionais que possam ajudar no processo. Comece hoje mesmo a colocar a auto-disciplina em prática e experimente todos os benefícios que ela pode trazer para sua vida.