Depois de ler este artigo eu fiquei pensando no que ele diz.
Ele começa bem, citando Confúcio: “A vida é muito simples. Nós que insistimos em fazê-la complicada”.
Se você entende inglês, vale a pena ler. Se não entende, azar, né? Tá mais do que na hora.
Algumas coisas que li combinam com o meu estilo e da esposa e já tomamos algumas atitudes neste sentido mesmo sem parar para pensar conscientemente no assunto.
Menos bens* geram menos preocupações. Ora, se você não tem muito a perder não precisa se preocupar demais, né? Quando fui fazer o seguro aqui de casa (obrigatório no contrato de aluguel) eu tinha que dizer o valor dos bens dentro da casa pro caso de sinistro. Já perguntei logo de cara pra corretora qual era o mínimo. E mesmo o mínimo é MUITO mais do que temos aqui em bens.
*Note que não estou falando aqui de bens que constam na coluna “ativos” do seu balanço patrimonial. Estou falando daqueles que constam na coluna “passivos”.
A bem da verdade se pegar fogo aqui em casa é só voltar backup num computador novo e passar na Dollarama e no Wallmart.
Limpe seu espaço. Eu odeio ambientes empanturrados de coisa. Salas de estar lotadas então são o pior. Tem vezes que não tem espaço nem pra uma pessoa andar e nego ainda coloca mesinha de centro, pufe, carrinho de chá e um rack de TV enorme. Já que a nossa sala aqui é pequena adotamos apenas um sofá em L, um rack pequeno e baixo e um tapete. Mais nada.
Aprecie e seja grato pelo que tem. Fala a verdade. Você (ou sua cara metade) gastou uma fortuna para comprar aquela mesa de jantar chique (ao contrário da nossa de CAD$ 78,00 no Wallmart), enfeitou com toalha bordada à mão (o oposto da nossa de plástico comprada na Dollarama) e complementou com aquela bela porcelana chines (nem pensar nossos pratos da Dollarama). E ai? Quando foi a última vez que você simplesmente sentou e ficou olhando pra esse conjunto? Em como ficou bacana isso? Valeu a pena. Tá no maior capricho. Curta um pouco. 😉
Faça uma coisa de cada vez. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é bom para você e sua saúde. Inclusive saiu hoje no Slashdot uma notícia sobre isso. Ao invés de ficar se atropelando, use uma metodologia como o GTD e seja mais produtivo, uma coisa de cada vez.
Controle seus gastos. Essa é muito complicada e parece que aqui no Canadá tá ainda mais complicado. As coisas são muito mais baratas que no Brasil, facilmente disponíveis e vira e mexe tem promoção de alguma coisa. Estou me esforçando ao máximo, principalmente para evitar gastar com gadgets. Estou com uma viagem em vista (mais detalhes em alguns dias) e já estou pensando em que gastar meu dinheiro. Um N810? Um PVR? Os dois? Vamos lá… força que eu consigo: Não vou comprar NENHUM.
Eu ainda acrescentaria:
Livre-se do que não tem utilidade. Na nossa última casa eu tinha um armário só com peça antiga de computador. Guardei durante anos algumas delas. Algumas passaram por 3 mudanças de casa e no final foram parar no lixo. Mantê-las e transportá-las foi apenas desperdício de espaço e energia.
Desde que a família esteve aqui no final do ano a quantidade de pratos, talheres e acessórios de cozinha em geral cresceu enormemente. Estou seriamente considerando encaixotar o que não usamos no dia-a-dia e o que não for mais utilizado nos próximos 6 meses pode ir pro lixo. Lembrando, é claro, que todos os nossos equipamento de cozinha vieram da Dollarama. 🙂
Já adotamos um método de seleção parecido no nosso casamento, quando não convidamos ninguém com quem não tivéssemos falado nos últimos 6 meses. A lista de gente caiu drasticamente. Foi mal, hein, Chico? (aliás, Chico… não tem URL não?)
Menos é mais.
Sabe que eu ia ver se vc tinha alguma idéia pra esse monte de louça sobressalente? Também já estava me incomodando o volume de pratos/copos/etc extra….
Bj
Vou ler os textos, sou partidário da idéia de “menos é mais”.
BTW, nem se preocupe nós não estávamos nos falando, pq eu estava morando em Recife. E não iria conseguir comparecer, ;).
Quanto a URL, bem… han.. é.. hmmm… Qual a desculpa que o Silvio costuma dar??? Mas estou montando uns textos muito nerds… ai depois vou pensar na URL. Ou vou postar no linuxman. Umas experiências com linux trabalhando como storage seja ele Iscsi, seja ele target Fibre Channel (experimental).
abraços
Thanks for mentioning our post here. I appreciate. 🙂
Love & Gratitude,
Tina
Think Simple Now. ~ Clarity & Happiness
Pingback: Another Geek Blog » Blog Archive » AppleTV