De capa a capa

By | December 29, 2014

Eu leio um bocado. Passo horas e dias a fio lendo e apesar de perder da esposa em número de livros lidos todo ano, ainda acho que estou acima da média. Ao contrário dela eu não costumava manter registro das leituras, mas começando o ano que vem vou fazer isso. Mas se eu puder chutar diria que esse ano li entre 20 e 30 livros.

Alguns livros devorei numa sentada, outros me levaram mais de mês. Mas um deles exatamente um ano.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou Cristão. E sou desde criança. Mas é com vergonha que admito que nunca tinha lido a Bíblia capa a capa até 2 anos atrás.

É bem provável que eu nesses anos todos tenha lido a maior parte da Bíblia um trecho de cada vez, mas tenho certeza que algumas partes eu nunca tinha passado.

Então dois anos atrás peguei um plano de leitura e segui o mesmo. Era um plano simples, dividindo a leitura na ordem em que os livros aparecem na Bíblia um trecho pra cada dia, mais ou menos a mesma quantidade de texto pra ser ingerido em cada leitura.

O grande problema é contexto. Para o benefício dos que não sabem os detalhes, a Bíblia está dividida em “sessões”. As duas maiores, e mais conhecidas, são o antigo e o novo testamento, sendo o nascimento de Jesus o acontecimento que separa as duas fases.

Mas o antigo testamento é dividido em: Pentateuco, livros poéticos/sabedoria, históricos e proféticos (maiores e menores). E o novo testamento, por sua vez, em evangelhos, históricos, cartas paulinas, outras cartas e Apocalipse.

Aí que, pra mim pelo menos, fica complicado. Eu tive dificuldade lendo nesse plano porque muita coisa ficava sem entender o contexto maior onde aquilo se encaixava. Tipo aquele povo que puxa um verso aleatório da Bíblia e cita o mesmo sem contexto nenhum tentando defender um ponto ou outro de vista. Não funciona.

Mas então a esposa achou um plano de leitura cronológico, onde a leitura vai te levando nos mais diversos pontos da Bíblia para acompanhar a história conforme ela acontece. Desse jeito ficou muito mais fácil.

Esse ano posso dizer que tive um excelente panorama geral da Bíblia e foi muito mais fácil assimilar as coisas.

Uma outra coisa que ajudou é que a esposa e eu lemos juntos, então todo dia depois da janta reservamos um tempo onde um dos dois lê o texto do dia em voz alta enquanto o outro acompanha na sua bíblia de preferência (a esposa vai de Kindle, eu de versão impressa).

Fizemos a nossa leitura esse ano na tradução Almeida Revista e Atualizada. Como gostamos bastante do plano vamos fazer o mesmo de novo em 2015, mas estou pensando em comprar outra tradução dessa vez. Estou pensando na NVI ou Bíblia na Linguagem de Hoje. Sugestões?

De qualquer forma, fica a dica e o link: Plano de Leitura Bíblica Cronológica. (original em inglês)

No começo não foi muito fácil e perdemos algumas leituras no dia certo, então tivemos que correr atrás do prejuízo, mas depois de uns meses virou hábito. Como tudo que fazemos precisa de disciplina e alguns trechos são difíceis de passar (coff.. genealogias… coff) mas no final foi excelente. Mais 3 dias e vamos estar terminados. Começamos de novo dia 1.o! Mais alguém se candidata?

 

No tag for this post.

2 thoughts on “De capa a capa

  1. veramrb@gmail.com

    Gostei da sugestão da Flavia e vou seguir

    bjs

    Mãe

Comments are closed.