Nós e eles

By | March 26, 2016

Por mais que eu queira me isolar de notícias do Brasil, infelizmente não existe um jeito de filtrar minha timeline do Twitter, então acabo ficando sabendo mais ou menos do que está acontecendo. Nunca (ou raramente) clico nos links mas mesmo só com os 140 caracteres, fotos e screenshots leio o suficiente para ver o que o que rola por lá. E esse post vou abordar uma coisa que tem me chamado a atenção…

Vou começar falando de um estudo que li a respeito. Não vou ter o link agora e sou preguiço. Vai no Google e procura se quiser. 😛

No estudo voluntários foram divididos em grupos (sem o conhecimento deles, lógico). Cada voluntário de cada grupo foi levado individualmente a uma sala onde deveria ler um texto e fazer uma redação.

No primeiro grupo o tema era sobre seu time de futebol favorito. No segundo grupo o tema seria a paixão pelo futebol. O terceiro grupo um assunto qualquer que não vou me lembrar.

Depois de terminarem a redação cada voluntário era informado que deveria ir até um outro prédio algumas quadras de distância para a segunda parte do estudo.

Mas no caminho entre os dois prédios um ator vinha numa bicicleta e fingia tomar um belo tombo. E agora a parte real do estudo: O ator vinha utilizando uma camisa do time adversário do voluntário.

Usando como referêcia o grupo que leu/escreveu sobre um assunto qualquer os pesquisadores observaram que quem leu/escreveu sobre a paixão pelo futebol ao ver um “colega” também apaixonado pelo futebol cair era muito mais predisposto a ir correndo ajudar e ver se o ator estava OK.

Por outro lado os que leram/escreveram sobre seu time favorito praticamente ignoraram o “adversário” que tomou um tombo!

Isso demonstra fortemente que nós temos a tendência de separar o mundo entre “nós” e “eles”, o que não é surpresa. Porém fica extremamente evidente que “nós” e “eles” depende de contexto.

 

Voltando ao Brasil, o que eu vejo é uma polarização ridícula, a separação de “nós” e “eles” totalmente baseada em contexto e não em realidade.

O país está no fundo do poço, os políticos – TODOS – fazem o povo de idiota há décadas e as pessoas ainda acham que é direita contra esquerda.

E pelo que vejo não só isso… É motorista contra ciclista, taxista contra motociclista, classe média contra classe baixa…

Deixem de serem ridículos. Isso ainda vai acabar em guerra civil.

Mas como sempre, não sei porquê estou me preocupando.

notmyproblem

No tag for this post.

3 thoughts on “Nós e eles

  1. E. Coelho

    A música “Us and Them” retrata essa realidade descrita no seu texto.

  2. E. Coelho

    A música “Us and Them” retrata essa realidade descrita no seu texto.

  3. Mari

    eeeiii vc caiu no seu próprio dilema! Foi de propósito???
    Sua primeira reação foi igual a do voluntário que escreveu sobre uma paixão ao futebol, ir lá e ajudar, se preocupar com a gente. Mas no fim você fez como o voluntário que tinha um time favorito e praticamente ignorou o ciclista “adversário” que tomou um tombo! Melhor você escrever sobre um assunto qualquer!rs

Comments are closed.