Apagão (ou teorias da conspiração)

By | November 11, 2009

UPDATE: O @andreyevbr me mandou pelo twitter essa notícia.

“Ainda não conseguimos localizar o autor da frase”, diz Vitor Eduardo Mororó, supervisor de Recursos Humanos da Enesa. “Acreditamos que tenha sido obra de algum hacker que invadiu o sistema interno da empresa…”

No dia 8 de Novembro de 2009 (aka domingo passado), o programa “60 minutes” passou uma matéria dizendo que havia obtido informações que o apagão de 2007 no Brasil tinha sido causado por crackers que invadiram o sistema elétrico.

O governo, obviamente, negou na segunda-feira. Disse que foi um problema de isolamento.

Ai, por PURA coincidência, na terça-feira um apagão maior ainda atinge 18 estados!

Desculpa, mas dessa vez vou ter que acreditar em teorias da conspiração. Ainda mais depois de ter acabado de ler “The cuckoo’s egg” e ver que as agências governamentais são completamente incompetentes para lidar com IT security.

Li em algum twitter que até celulares deram uma baleada no começo… como foi isso? Alguém pode comentar?

8 thoughts on “Apagão (ou teorias da conspiração)

  1. Vera

    Eri, eu concordo com você.
    A semana passada o governo descartou que poderia ter um apagão
    pois choveu mais que o dobro que deveria durante a primavera.
    E ontem tivemos esse apagão que durou mais de 6 horas.
    No mínimo é muito estranho!
    E ainda tem o agravante de estar faltando água em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    BJ
    Mãe

  2. José Maia

    O mundo globalizado juntamente com a NOM (nova ordem mundial)vem perpetrando coisas terríves a humanidade e ao “nosso” planeta terra…criaram “pânico” no povo americano do terror “terroristas” e com srviço INTERNO (comprovado pela mídia independente-procure no youtube(farsa do 11 de setembro) pois bem conseguiram “invadir” covardemente o afeganistão para instalar um gasoduto(premeditado)e o Iraque, roubando-lhe o petroleo. sem falar na arma quimica(uranio empobrecido)que vem ocasionando doenças bizarras na população. Sem afalar na “gripe aviária” criada para aterrorisar o mundo…descobertos antecipadamente pelo governo Tcheco e pela heróica Jane burgemeister. Agora criaram a gripe “H1N1” e quere m torna-la “pandemia”…sabe como?…_agora ou explicar a possivel causa da origem do apagão. Eles estão jogando CHEMTRAILS (rastro quimicos) em todo mundo e aqui tambem no Brasil. é só pesquisar e vai ver que em vários estados brasileiros, são jogados esses gazes quimicos, que em conjunto com o HAARP (pesquisem também) e vocês verão porque o sinal dos celulares (radio frequència) tambem foram afetados. É sabido na comunidade científica e militar sobre os terríveis danos que provoca na naturaza, criando tempestades, furacões, danificar satélites e sistemas de escutas. Lembre-se que a midia globalizada, só permite aquilo que ela pretende que chegue aos seus olhos e ouvidos, e muitas das vezes totalmente maquiadas da realidade.

  3. nod3vic3

    Cada um que aparece……

    Celular tá uma m**** mesmo já faz um tempinho, mas com o apagão acho que o “backup de energia” não aguentou/funcionou.

    Muita coincidência mesmo o que aconteceu.

  4. E. Coelho

    Pode ser coincidência ou não, vejamos:
    .
    1. Está no Congresso um enfrentamento para abrir uma CPI do MST.
    2. O MST logicamente não quer ser investigado. Faz parte do planejamento do MST além de invadir fazendas produtivas, tomar estradas principais, apossar-se de hidroelétricas para gerar pânico na população (inclusive eles são radicalmente contra a construção de novas hidroelétricas.
    3. O MST no passado já acampou ao lado de Itaipu e fez sérias ameaças (será que cumpriram agora?).
    4. O presidente do INPE – Instituto Nacional de Pesquisa Espacial afirmou que a queda de energia NÃO SE DEVE AO CLIMA!
    5. Há também os invasores cibernéticos (crackers).
    6. E finalmente há funcionários burros e falta de manutenção.
    7. Ou será que foi a soma de tudo?

  5. Licio

    No começo achei que poderia ser algo fisico mesmo.
    Mas depois, vendo a velocidade com que foi reestabelecida a energia, vendo tambem que até agora ninguem coneguiu realmente explicar o que acontece e que seria quase impossivel algo afetar as 3 linhas fisicamente, pois são redundantes.

    Nem estou levando em consideração que ninguem divulgou que angra I e II tambem pararam na mesma hora[0].
    [0]: http://www.eletronuclear.gov.br/noticias/integra.php?id_noticia=806

  6. andreyev

    Cara, eu não considero a possibilidade de ataques cibernéticos devido à nossa fraca “integração mundo real/virtual”. Aposto que o “fail-over” destes sistemas de energia, água etc ainda são todos na base da “chave faca” e da manivela.

    Acho que o máximo que conseguiriam nos sistemas descritos em http://blog.hacknroll.com/2009/11/12/a-verdade-sobre-o-apagao/ seria o nome do plantonista do dia.

Comments are closed.