#changebrazil

By | June 16, 2013

Pela primeira vez na vida estou com a impressão de que algo de bom pode estar acontecendo no Brasil. Entendam os que não me conhecem que me mudei para o Canadá em 2007, seguindo a famosa recomendação: “Brasil: Ame-o ou deixe-o”.

Estou acompanhando os protestos em São Paulo e outra cidades pelo Twitter, Youtube e outras fontes sociais. Diferente do que a “mídia oficial” está reportando pela primeira vez eu simpatizo com os protestantes.

Veja bem: Eu trabalhei por um bom tempo no centro de São Paulo, alvo favorito de protestos e demonstrações populares e sempre tive raiva desse povo fazendo greve, piquete e algazarra por causas visivelmente prejudiciais ao país – tanto no curto como no longo prazo. Já fiquei preso no trânsito e teve uma vez que não consegui pegar o metrô depois da escola por causa de greve ou algo do tipo.

Isso me faz ser muito, muito seletivo quando vejo qualquer tipo de “demonstração popular”. Em geral assumo os participantes como baderneiros, pessoas querendo tirar vantagem dos outros, mais gente querendo mamar nas tetas do governo ou simplesmente vândalos promovendo caos e destruição de propriedade pública e particular.

Mas pela primeira vez parece que não é isso que está acontecendo, apesar do que a mídia oficial está reportando.

O que aparentemente começou como protestos contra aumento de tarifas de ônibus escalou rapidamente para algo mais substancial. Pelo jeito deu um clique na cabeça de muita gente e perceberam que o problema não são os R$ 0,20 de aumento, mas que isso foi apenas a gota d’agua.

gota

Eu poderia gastar mais tempo aqui mas vale mais a pena gastar alguns minutos no Google, Twitter e outras mídias para saber mais.

Só quero dar especial destaque a um fato: Todos os vídeos que assisti feitos por pessoas com seus celulares próximos ou dentro da passeata em São Paulo mostram cenas óbvias de que os manifestantes eram pacíficos e ordeiros enquanto a polícia foi brutal.

Vídeos que me chocaram foram: Policial quebrando vidro da própria viatura durante o protesto (obviamente para culpar os manifestantes), polícia atirando bombas de gás no apartamento de pessoas que assistiam o protesto de DENTRO DE CASA e um repórter detido por portar, surpresa, vinagre.

Ao mesmo tempo que vejo isso com um certo otimismo logo em seguida a realidade me ataca: Tá, quais opções o povo brasileiro tem? Qualquer um que não seja um completo imbecil já descobriu que PT, PSDB, PSU, PDT, etc são TODOS A MESMA COISA. Apenas manipulam diferentes setores da população. Não tem um só que preste no Brasil. A direita e a esquerda são igualmente corruptas, sórdidas e manipuladoras. Por isso eu sempre me recusei a votar. Não acredito em “o menos pior”.

Meus caros amigos brasileiros, vocês estão encrencados. Espero que achem uma solução para isso. O mundo estará assistindo.

 

No tag for this post.

One thought on “#changebrazil

  1. Ronaldo

    Olá Eri. Gosto muito dos seus post´s. Suas opiniões são muito parecidas com as minhas. Espero que continue sempre escrevendo pois uma boa leitura está difícil nos nossos dias.

Comments are closed.