Dois pesos, duas medidas

By | March 27, 2009

O grande estadista brasileiro, Presidente Lula, largou a seguinte frase ontem durante um encontro com primeiro-ministro do Reino Unido:  “A crise foi causada por gente branca de olhos azuis”.

Não foi causada por banqueiros mercenários, não foi causada por más decisões de investimento, não foi causada por uma regulamentação bancária imbecil e por milhares de espertos no mundo todo pensando apenas no presente sem se preocupar com o futuro.

Não. Foi causada por gente branca de olhos azuis. Pouca pigmentação na pele é a origem da crise financeira. E tudo bem o presidente falar isso.

Fico imaginando agora se o digníssimo largasse uma: “A crise foi causada por negros afrodescendentes de cabelo pichain”.

Mas não estamos falando de “minoria” certo? Não importa quantas famílias brancas de olhos azuis estão comendo o pão que o diabo amassou, na mesma proporção que todas as outras etnias, nos lugares mais afetados pela crise. A culpa é deles. Mesmo que o pai da família seja um mecânico e a mãe faxineira, com suas crianças numa escola pública nos cafundós do judas num canto esquecido dos EUA.

Eles são tão culpados, pela cor de sua pela e cor de seus olhos, como os banqueiros de Wall Street.

Estranho, mas até onde me lembro esse tipo de raciocínio ligando etnia, cor de pele, religião, preferência sexual ou deficiência física a determinado tipo de culpa, comportamento ou expectativa é considerada racismo, preconceito e é punível pelo código penal brasileiro.

Quer dizer… Eu acho, né? Vai que tem um parágrafo que diz: Isso se aplica a qualquer um, exceto brancos, principalmente de olhos azuis.

Bom… não que seja problema meu… Não moro no Brasil, passo longe de ser “branco” (pelo menos pros padrões canadenses) e meus olhos beiram o preto. Mas não podia deixar passar a oportunidade de dar pitaco na vida alheira ™.

9 thoughts on “Dois pesos, duas medidas

  1. cris

    Perfeito…não podia ter escrito melhor. Tem coisas que só o Lula faz por você ;).. PQP!

  2. Diego Pitombeira

    Concordo, ele errou ao generalizar mas também tem que ver que ele complementa com um: “Infelizmente não conheço nenhum banqueiro negro ou índio”, e quando ele colocou “brancos de olhos azuis” ele fez uma referencia aos engravatados prepotentes, os que acham que sabem de tudo, as potências mundiais ( que tem como líderes em sua maioria “Brancos de olhos azuis” ).
    Eu entendo a colocação dele, não discordo muito mas com certeza ele poderia colocar essa situação de uma forma mais branda. Política == shit, quanto mais mexer mais fede.

    Venho recentemente acompanhando o seu blog e acho muito interessante, está de parabéns.

    []’s

  3. E. Coelho

    Aquela turma do politicamente correto ficou silente.

    Se ao invés de jogar a culpa nos brancos ele tivesse jogado nos negros, já imaginou a falação.

    Como dizia o Chaves, a culpa é minha e eu jogo em quem eu quizer, ou vai dizer que o Lula não tem nenhuma culpa pela crise?

    Lula o marolinha…

  4. Felipe

    Ninguém percebe que branco de olhos azuis pode ser encarado como uma metáfora para pessoas ricas ou bem sucedidas?

  5. cris

    @Felipe: primeiro Lula não deve nem saber o que é metáfora, vide o grau de instrução. Segundo, é a mesma coisa que dizer que negro pixaim é ladrão, é preconceito e ponto.

    Não entendo a mania estúpida de relevar as declarações do Lula…o indivíduo vai representar o Brasil lá fora e fica com aquela cara de “popular”, cheio de piadinhas, com argumentos vagos e infundados…fala sério!!!

    Tinha que ser processado e se retratar publicamente, como aconteceria com qualquer um….

  6. Felipe

    @cris Não acho infundado o que ele disse não. Pode não ter sido num momento apropriado, mas ele só disse a verdade. A crise foi causada por ricos; pela elite branca.

    Queira ou não, a Europa subdesenvolveu a África, e por isso existe tanto branco de olhos azuis no poder e tão poucos negros na mesma posição.

    Tinha mais coisas para falar sobre grau de instrução e percepção de mundo, que não estão necessariamente ligados, mas a preguiça e indisposição me impede. 🙂

  7. E. Coelho

    Já que estão avidamente procurando os responsáveis pela crise, lá vai:

    – a crise bancária foi iniciada com o estouro da bolha do subprime, isto é, aqueles financiamentos para pessoas que não tinham uma ficha cadastral boa, de primeira.

    Essas pessoas, com cadastro de segunda, compraram imóveis e não pagaram as prestações. Os bancos inicialmente negaram novos financiamentos, porém, ONGs e políticos do partido democrata americano fizeram pressão para não fossem negados novos financiamento, inclusive dirigentes de bancos foram processados, etc…

    Resultado os financiamentos para os portadores de cadastros subprime, mesmo sendo uma carteira problemática, continuaram.

    A entrada de milhares de novos compradores no mercado fez com que os preços dos imóveis americanos fossem para um patamar muito elevado. As vendas começaram a cair, os compradores deixaram de pagar os financiamentos, então teve início o círculo vicioso: preços caindo e inadimplência.

    Quanto mais as vendas caíam mais as vendas declinavam e os preços despencavam.

    Atrasos nos pagamentos, vendas baixas, desemprego, … a crise chegou e se ampliou mundialmente. Os bancos que estavam alavancados em títulos podres, que tinham como garantia os financiamentos subprime, não conseguiram honrar seus compromissos e quebraram.

    Os culpados pela crise tem olhos azuis, castanhos, amendoados, peles brancas, vermelhas, amarelas, negras, etc. São todos aqueles que compraram casas sabendo que não poderiam pagar, as ONGs que obrigaram as entidades a concederem financiamentos duvidosos e os políticos que avalisaram tudo isso.

    Não se pode deixar de lado os banqueiros que mediante ganância sem limites colocaram em risco o capital de terceiros. O governo por sua vez cobrou impostos de todos e não fiscalizou nada.

    Lula perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

  8. Judy Kennedy

    Espero q as excelentes explicações de E. Coelho sirvam p/ elucidar o Felipe q está bem desinformado. Qto ao comentário desse presidente que “se acha”, é preconceito sim. Ele deveria se desculpar ou ser processado.
    O Obama andou escorregando tb mas prontamente se desculpou pela comparação infeliz q fez com os deficientes.

  9. Eri Post author

    @Judy
    Perfeito o exemplo. O Obama falou que a habilidade dele jogando boliche é comparável à para-olimpíadas. Alguém consegue dizer, sem dar uma de imbecil-melindrado-cheio-de-dedos que tem alguma coisa preconceituosa nessa frase? É uma analogia perfeita pra demonstrar o nível de destreza dele.

    Mas e ai? É minoria “coitadinha”, né? Quase lincharam ele.

    Agora o Lula não. Se ele falou de branco então era uma metáfora. Como se ele soubesse o que é isso.

    Quem mora no Brasil não tem idéia de como essas questões étnicas e raciais são sensíveis no exterior. Eu aposto que não é exagero quando disseram que “gerou um mal-estar” a declaração do excelentíssimo.

    Mas, de novo, não é problema meu. Lembro muito bem de ter anulado meu voto.

Comments are closed.