Ignorância religiosa

By | May 20, 2009

Hoje vindo pro serviço ouço no rádio que uma mulher nos EUA foi condena por homícidio ao deixar sua filha diabética morrer por falta de tratamento. A mulher acreditava que o poder de Deus ia curar sua filha e que ela não deveria levá-la a médicos nem dar-lhe remédios, pois doenças são fruto do pecado e, portanto, podem ser curadas com oração e arrependimento.

Tamanha ignorância me chocou, mas acabei me envolvendo em outras coisas aqui no trabalho e não escrevi sobre isso. Mas alguns minutos atrás o Augusto postou no Blog dele um outro caso parecido, mas com um final um pouco melhor: O juiz obrigou o tratamento de um menino com câncer.

Eu fico impressionado com a ignorância religiosa de certas pessoas e me lembro de uma piadinha que meu antigo pastor no Brasil contou:

O sujeito caiu no rio e sem saber nadar segurou-se numa pedra. Ele então começou a pedir: Ó Deus, me salve, pois o rio está subindo e em breve esta pedra estará submersa e eu vou me afogar.

Nisso passa por ele um grande galho de árvore. Ele pensa em se agarra a ele e nadar até a margem, mas não faz isso pensando: Deus há de me salvar.

Algumas pessoas então percebem o sujeito no rio e correm para jogar um corda. Ele se recusa a pegar a corda gritando: Eu tenho fé que Deus vai me salvar!

O rio continua a subir e o nego quase afogando.

Uns pescadores então pegam um barquinho e vão até o sujeito. Tentam puxá-lo mas ele se recusa, respondendo que Deus está testando sua fé, mas que ele não vai falhar e será salvo.

Finalmente os bombeiros aparecem, num helicóptero de resgate, quando o sujeito só tem um dedinho ainda agarrado na pedra. Mais uma vez ele rejeita o socorro, pois sua fé está mais forte do nunca! Deus irá salva-lo.

Desnecessário dizer que ele se afoga e assim que chega no céu resolve “tirar satisfação” com Deus.

-” Senhor… Eu tive tanta fé! Porque me deixou morrer afogado?”

-” Meu filho… Eu te mandei um galho e você o desprezou. Mandei pessoas te jogarem uma corda e você os ignorou. Enviei pescadores e por fim até os bombeiros e você não quis minha ajuda! Não puder salvá-lo porque você não quis meus enviados”

No tag for this post.

2 thoughts on “Ignorância religiosa

  1. Vera Maria

    Toda ignorância é triste, mas a religiosa é perigosa.

    BJ

    Mãe

Comments are closed.