Kit de sobrevivência

By | December 29, 2006

Sempre fui fã do BR-Linux, de Augusto Campos. Mas não muito tempo atrás ele começou a manter um novo Blog chamado Efetividade, que é simplesmente sensacional.

Dentre as diversas coisas legais que ele posta lá, essa vou ter que comentar. Na verdade não é o âmago do post, mas um parênteses que ele abre lá, falando sobre “go bags” .

Eu sou um cara meio cismado e tenho uns lances “sempre alerta”, como luz de emergência em casa, lanterna e pilhas, um canivete suiço sempre à mão, kit de ferramentas no carro, etc. Ando meio relaxado ultimamente, não sei porquê, já que vivo num lugar mais fim de mundo ainda e deveria ter mais precauções. Mas de fato nunca tinha parado para pensar em como montar um destes kits de emergência.

Alguns interessantes  estão no artigo original no link acima, mas precisamos levar em consideração um fator muito importante: Todos foram criados pensando nos EUA ou outro país de primeiro mundo. Não levam em consideração que no Brasil as chances de roubarem seu carro são 99,5% maiores do que ter que fugir de surgir qualquer outra emergência.

Portanto algumas coisas que eu vou deixar de fora da minha go bag tupiniquim:

– Fotos de membros da família

Ah, tá. Nada como identificação visual para seqüestros-relâmpago ou ameaças por marginais.

– Cópia extra da chave de casa.

Ahã, carro + documento do carro com seu endereço + chave de casa? Coloca a senha do cartão do banco também. NUNCA deixe uma chave extra de casa no carro. Nunca deixei também uma chave de casa fora da sua vista. Caso desapareça uma cópia, troque as fechaduras. Se acontecer uma emergência e você ficar trancado fora de casa, chamar um chaveiro ou arrombar a porta (worst-case) será o menor dos seus problemas.

– Cartão do banco ou de crédito.

Tá. Vai nessa. Mantenha algum dinheiro. Somente dinheiro. O prejuízo fica limitado ao valor que tem na sua go bag.

Além destes ítens “não tenha isso no seu carro”, alguns também precisam ser analisados com cuidado, afinal não é qualquer produto que resiste dentro de um carro ao sol de verão no Brasil. Escolha com cuidado os suprimentos e evite coisas que não tenham boa tolerância ao calor.
Vou montar minha go bag e depois posto como ela ficou. Aceito sugestões.

No tag for this post.

2 thoughts on “Kit de sobrevivência

  1. Flá=D

    Ei, minha go bag já tá pronta??? Pode ser cor-de-rosa? E posso por o meu dicionariozinho????? 😛

    bjs

Comments are closed.