Quem é Deus?

By | March 1, 2011

Muitas vezes nós, evangélicos, ouvimos pregações e mensagens que passam muito, muito longe de ser bíblicas. Nem vou começar a falar sobre isso, porquê é um assunto que vai longe. Mas na igreja que freqüentamos atualmente nosso pastor trouxe à tona novamente quem Deus realmente é. E estou lendo um livro que toca nesse assunto também. E agora de noite estava relendo a Confissão de Fé de Westminster, que é a base utilizada pela Igreja Presbiteriana Independente, da qual fazíamos parte no Brasil, e achei que precisava compartilhar esse excelente resumo de quem é Deus:

“Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições.  Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, – onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é  reta e imutável…”

Você que é evangélico como eu, te desafio a me dizer quando foi a última vez que ouviu um sermão onde o pastor pregava: “Deus é absoluto em si mesmo e toda sua criação foi feita apenas para sua própria glória e o único motivo pelo qual você está vivo hoje é para provar essa glória e adorar a Deus”

Não… a mensagem normalmente é: “Você é filho de Deus e tem o direito de _____ (preencha a linha).” Ou: “Exija AGORA que Deus faça ______ (preencha a linha)”.

A confissão de fé continua assim:

“… Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança.  Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas.  Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser…”

Não se engane: Deus não te deve NADA. Nem explicação. PONTO FINAL.

Porém….

“…É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam…”

Portanto:

“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” – Mateus 6:33

 

3 thoughts on “Quem é Deus?

  1. Vera

    Eri,fiquei muito emocionada com a sua colação de quem é Deus.
    Com o passar o tempo a gente vai esquecendo quem realmente ele é.
    Mas hoje você me fez repensar.
    Obrigada por mas um blog como sempre muito bem escrito.
    Hoje será um dia de reflexção para mim.

    bj
    Mãe

  2. Julio mauro

    Desafio lançado, desafio cumprido: Ouço praticamente todos os dias que vou a igreja 🙂

    O pessoal confunde muito o que tem na midia. Pensam que todas as igrejas evangelicas estao ai para que apenas o “homem” seja prospero, que consigam $, coisas materiais…

    Falou tudo meu amigo, Deus nos criou para honra e gloria do Seu nome, para o adorarmos em espirito e verdade e buscando ao reino dos céus e as outras coisas nos serao acrescentacas.

  3. Renato

    Realmente, como a Vera citou, as vezes nos deixamos esquecer quem realmente é Deus.
    Muito boa a colocação do Westminster. Parabéns.

    PS: Tenho acompanhado seu blog há algum tempo, primeiro por alguns artigos técnicos interessantes (pois sou de TI tb), segundo por ter relatos de sua vida no Canadá (pois também pretendo imigrar) e agora com textos muito relevantes sobre nossa fé. Parabéns.

Comments are closed.