Telefone

By | May 13, 2009

Não sei vocês, caros leitores, mas eu odeio falar no telefone.

Acho que meu meio de comunicação favorito é email. Você manda quando quiser, seu destinatário lê quando puder e responde se quiser. E ainda tem a vantagem de não ser um sistema 100% confiável então vira e mexe alguma mensagem inútil não é entregue ou então você pode dizer a algum pentelho que não recebeu nada dele.

Depois do email gosto de IM (Instant Messengers). No IM você configura sua presença de forma que todos os seus contatos saibam se você está ocupado, disponível, ou fora da sua mesa. Ainda te dá a flexibilidade de ler uma mensagem só quando puder e responder se quiser e – o mais legal – a maioria dos IMs tem uma função pra bloquear alguém. O famoso “fala com a minha mão”.

Por último apelo pro contato pessoal. Simplesmente levanto da minha mesa e vou até a mesa de quem quero conversar. De longe já dá pra saber se a pessoa está ocupada, falando no telefone, de mau-humor, coçando o saco, etc. Além disso o sujeito precisa te dar o mínimo de atenção e normalmente, com a pressão certa, você consegue resolver as coisas rapidamente.

Mas o telefone… Já começa mal: O telefone toca. Ele rompe o silêncio e a paz, normalmente com um som estridente e incômodo. Aquele pra te fazer atender mesmo, já que ficar ouvindo é insuportável. Eu não sou de muitas manias e esquisitices, mas algo que me irrita profundamente é telefone tocando. Já quase atendi telefone em casa/escritório alheio, de tanto que irrita.

Pior ainda quando você está no banco, no médico ou qualquer outro lugar sendo atendido por alguém e essa pessoa quer mostrar que está dando toda a atenção pra você ignorando o telefone que toca desesperadamente. Eu sempre interrompo a conversa e falo: Atende isso, por favor.

No telefone também não tem jeito de você já deixar configurado se está ocupado, resolvendo um puta problema, assistindo TV ou só querendo um pouco de paz. Não tem AWAY/DND/Invisible Mode.

Pior… no telefone as pessoas não tem dão 100% de atenção. Você passa 5 minutos descrevendo o problema pro cara do suporte e quando termina de falar o nego solta: “Desculpa, senhor. O sistema está lento. Pode repetir”? Cacete… se tivesse na frente do nego nem começava a falar antes de ver ele na telinha do sistema.

O telefone também exige respostas rápidas, mas normalmente vem desprovidas de compromisso, pois ou o cara respondeu sem prestar atenção, ou respondeu que sim enquanto fazia aquela cara  de “não faço idéia do que você está falando”  – mas você não viu isso – ou simplesmente respondeu e não anotou.

Pior: O telefone não gera registro, não guarda log, não serve como evidência. E em vários países você não pode gravar uma ligação sem consentimento de todas as partes. Algo que é automático com email e IM simplesmente não existe com telefone.

Repetir conversa então? No email eu simplesmente copio 10 destinatários e todo mundo recebe a mesma mensagem. Se daqui 1 mês alguém disser que “isso nunca foi discutido” eu simplesmente reencaminho um email antigo. E no telefone?? “Lembra que conversamos sobre isso? Não? Me ferrei então, né?”

O telefone também falha por não mostrar as expressões corporais e faciais do seu interlocutor. Será que minha conversa está agradando? Estou entediando meu interlocutor? Ou será que nego já me colocou no mudo e tá me ignorando faz tempo?

Pior ainda quando são aquelas conference-calls intermináveis, que entra e sai gente o tempo todo. Sempre tem um desgraçado que coloca na espera e entra musiquinha tocando pra todo mundo. E aquele outro imbecil que tem um telefone GSM e fica recebendo SMS a cada 1 minuto. Com o celular do lado do telefone, pra criar bastante interferência mesmo.

Sem contar nego que assobia, tosse, batuca…

Por mim telefone poderia ser banido. Acho que pior do que telefone só video-conferência, que além de todas as desvantagens do telefone ainda te impede de utilizar a tecnologia de pijamas ou dando uma mijada…

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6 thoughts on “Telefone

  1. Fernando Pedro

    Apesar que mesmo em conference-calls não dá pra ficar mijando por causa do barulho. kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Anderson Fraga

    Assino embaixo!
    Sorte minha que a mesa aqui do escritório não tem telefone para me atazanar hahaha

  3. andreyevbr

    Concordo plenamente! O gadget que eu mais uso é um N800, um smart phone sem telefone.

    Abaixo o telefone!

  4. Julio Cesar Mauro

    “E aquele outro imbecil que tem um telefone GSM e fica recebendo SMS a cada 1 minuto. Com o celular do lado do telefone, pra criar bastante interferência mesmo”

    Eu faço isso para desligarem logo.

    conference-calls é coida do demo, nunca ninguem sabe para que serve e para que serviu.

  5. Erivaldo Bastos

    Que tal instalar uma secretária eletrônica no seu telefone com os dizeres:

    – Por favor passe um e-mail. Obrigado!

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