Tentativa de furto

By | October 17, 2010

Quando eu e a esposa saímos do escritório na sexta-feira, prontos para nossas férias, eu falei: Aposto que me ligam antes da terça, já que da última vez que saí de férias foram só dois dias antes de me ligarem pela primeira vez. Mas eu estava errado. Foi bem antes.

Estávamos já 21hrs passada de pijama assistindo nossa AppleTV quando o telefone toca: O on-call me ligando. Isso não pode ser bom. Mas rapidamente me lembrei que não tinha recebido nenhum alerta do ipmonitor e não tinha visto nenhum email da empresa de after-hours até o momento. Eu teria visto, já que eles chegam no meu android, que estava na minha mão na frente da TV… Isso tudo passou pela minha cabeça num segundo apenas e atendi o telefone tranqüilo. Afinal já tinham me ligado outras vezes pra pedir dicas de restaurante, por exemplo. 😛

– Alô, Eri… desculpa incomodar, mas a empresa que monitora nossos alarmes acabou de ligar. Parece que alguém tentou roubar o escritório.

Wow! Nunca esperava ouvir isso, por um um momento me lembrei da última vez que recebi uma chamada parecida, lá pelos idos de 1999/2000 quando ainda trabalhava com meu pai. Quando chegamos no escritório após uma ligação da polícia não tinha sobrado nada.

– Como assim? O que aconteceu?

– Pois é. Não sei direito. Eu esqueci minha senha e a pessoa no telefone falou que não podia dar detalhes se eu não confirmasse minha identidade com a senha. Mas liguei pro gerente de desenvolvimento, que está ligando pra eles agora e me pediu pra ligar pra você enquanto isso.

– Tá legal. Vou ver isso.

Ligo pro outro gerente:

– E ai? Que diabos tá acontecendo?

– O sensor de quebra de vidro disparou. A empresa mandou a polícia pra lá e vai me ligar de volta. Mas imagino que não seja nada. Já tivemos problemas com esses sensores no passado. Estou achando que vamos tomar multa****.

Quando ele falou isso eu fiquei sossegado e voltei a ver TV. Nisso meu Android bipa. Eu olho e tem um email da empresa de after hours. Que diaxo? Abro o email:

“Client Name: Halifax Regional Police”.

“Problem Description: Someone tried to brake in. Please, call”

“Call Dispatch: Delivered to On-call”

Um minuto depois meu telefone toca. O on-call meio assustado…

– “Eri… A polícia ligou. Tentaram roubar mesmo. O vidro tá estourado, eles falaram que precisa ir alguém lá”

DROGA. Eu já sabia que o outro gerente não estava em casa, que é um pouco mais perto do que a minha do escritório. No meio tempo ele já tinha tentado ligar pro nosso chefe, mas não tinha conseguido… Conversamos rapidamente e ele ficou de pesquisar algum serviço de reparação de vidro 24×7 e tentar falar com o chefe enquanto eu ia pro escritório.

Como não sou bobo achei que era melhor não ir sozinho e peguei o Hurd pra me acompanhar.

Agora uma rápida explicação de como é o escritório: É de esquina, dentro do que chamam de “business park”, que nada mais é do que um tipo de Mall recheado de escritórios.

O detalhe é que exceto pelas colunas de sustentação tudo é de vidro. De cabo-a-rabo. E lá dentro todas as áreas tem gente trabalhando perto das janelas, então passando da rua você vê facilmente todos os desktops, monitores e hardwares esquisitos que temos por lá. E na recepção tem 2 laptops e vários equipamentos interessantes para um eventual gatuno. A menos de 2 metros de distância do vidro.

Lógico que alguém bateu o olho naquilo e pensou: Há! É só tacar uma pedra no vidro, agarrar os laptops e sair correndo. Os gênios só não contavam que a segunda camada de vidro (usada pra isolamento térmico) não ia arrebentar. E o alarme ia disparar…

O resumo da história e a conclusão que eu chego é: Foi só um susto, ladrão canadense é amador pra cacete (porquê não jogaram uma segunda pedra quando estouraram o primeiro vidro e levaram o laptop pelo menos? Iam perder o que? Mais 30 segundos?), a empresa de segurança é competente e a polícia chegou rápido. E ainda ligaram pro suporte e abriram um chamado! 😛

Só não sei se fecho como “Fixed” ou “No Issue”.

*** Se você chama algum serviço de emergência por aqui e é constatado alarme falso você toma uma “advertência” da primeira vez e multa em todas as próximas.

Related posts

3 thoughts on “Tentativa de furto

  1. julio mauro

    igualzinho aqui 😀

    Mas aposto que vc ficou frustrado por nao soltar o Hurd em ninguem 😀

  2. E. Coelho

    Ainda bem que não foi nada sério, mesmo assim é importante tomar medidas acauteladoras de segurança.
    .
    Bandidos são uma praga. Isto parece a ação de drogadito buscando furtar algo para trocar por droga.
    .
    Seria interessante vedar a visão, seja através de cortina ou persiana, ou talvez vidro fosco.
    Há também uma película anti-vandalismo que impede a quebra do vidro.
    .
    Que tal deixar o Hurd de vigia?

  3. Marcelo

    Não há a possibilidade de ser algum crackhead? Viu a chance fácil de converter alguns laptops em pedras/pó/marijuana.

    Se fosse aqui em são paulo eles entravam de ré com uma caminhonete e faziam uma mudança completa! Vocês iam chegar na segundona e iam achar que a empresa mudou e nem avisou rsssss

Comments are closed.