Halifax (de novo)

By | September 13, 2021

Lá na primeira metade de 2019, quando levantamos acampamento aqui de Halifax, tínhamos um destino planejado: Colorado, nos EUA. Mas quem acompanha o blog sabe que não foi isso que aconteceu. Depois de passar meses na estrada, sem destino certo, acabamos indo parar em Ontario.

Não era o plano inicial, mas em algum momento do passado – depois de visitar a maravilhosa cidade de Ottawa – achamos que passar uns anos em Ontario seria uma coisa legal. Sendo a província mais populosa do Canadá, uma das mais ricas, fazendo fronteira com os EUA, tinha todo o potencial de nos dar bons restaurantes, passeios, museus e etc. Não é o meu estilo de vida preferido mas morando numa casa no subúrbio a apenas 1h30m de Toronto parecia bom.

Mas aí, Março de 2020 chega e junto COVID e lock-down mundial. Até esse momento ainda estávamos nos recuperando dos meses na estrada. Quase não havíamos saímos de casa, não visitamos nenhum lugar e fomos apenas em uns poucos restaurantes. A esposa conseguiu encaixar uma viagem pros EUA para visitar família, mas eu nem isso.

Todo mundo sabe que até hoje COVID é um problema. Lá em Ontario continua feio e é um dos piores lugares no Canadá. Fronteira com os EUA continua fechada para viagens não essenciais e etc. Ou seja, aproveitamos zero coisas das “vantagens” da região.

No entanto, enquanto COVID foi e continua sendo uma tragédia mundial, algumas coisas positivas saíram dessa pandemia. Na minha opinião trabalho remoto sendo que a mais importante.

Vejam bem, eu amo a região onde moramos. Maritimes é a melhor região do Canadá, a Nova Scotia a principal província da região e Halifax a maior e mais importante cidade. E Halifax cresceu e evoluiu muito desde que chegamos aqui 14 anos atrás.

Mas uma coisa que não era legal em Halifax até um tempo atrás eram opções de trabalho em IT. Existia um teto de quanto era possível evoluir na carreira e apenas algumas empresas com tamanho o suficiente para te dar opções de crescimento. Talvez ainda seja o caso, não sei.

De qualquer forma com trabalho remoto as opções se abriram e agora é possível trabalhar de casa para quase todas as maiores empresas do mundo. E sua casa pode ser em qualquer lugar.

Mas felizmente nem sequer precisei me preocupar com procurar outro emprego. Falei pro meu chefe que iria mudar para a Nova Scotia e ele só me pediu para coordenar com RH e foi isso.

Voltar pra cá também foi tranquilo. Temos a nossa casa aqui, que estava alugada. Mas deu certo que os inquilinos compraram uma casa e avisaram que iam sair praticamente um mês antes de quando planejamos chegar.

A Nova Scotia ainda tem várias restrições de quem pode vir para cá, mas felizmente a vacinação lá em Ontario acelerou e conseguimos tomas nossas duas vacinas mais de 2 semanas antes da mudança, o que nos dispensou de ficar de quarentena.

Estando ambos eu e a esposa empregados oficialmente com uma posição “remota” os planos são de não precisar mais sair de Halifax por muitos anos. Lógico que nunca sabemos o futuro, mas pelo menos não nos faltam opções de emprego agora.

Senti muita falta daqui. Nossos amigos, nossa igreja, nossa casa, os lugares que costumamos frequentar. É bom estar de volta em casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comments will be closed on October 13, 2021.