Comentei em outro post sobre changes e minha experiência com elas.

Apesar de ser um assunto complexo por natureza e ainda contar com o agravante de que cada empresa implementa de uma forma diferente, algumas dicas gerais podem ser úteis.

Planeje seus passos com antecedência

Pode parecer besteira falar isso, mas já vi muita gente (incluindo eu no início) simplesmente chegando na hora da change pra ver no que dava.

Tenha em algum lugar todos os comandos que precisará executar, de preferência separados em sessões do tipo “verificação pré-change”, “comandos para os hosts X e Y”, “comandos para o database W”, “script de checagem –full”.

Eu gosto de já deixar copiado o full path do comando e anotar pelo menos umas opções úteis.

Se a change afetará vários servidores ou sistemas que dependem uns dos outros não esqueça de colocar no seu checklist a ordem de stop/start de cada um deles.

Exagere. Minta se precisar.

Baseado na suas anotações quanto tempo você estima que a change vai levar? Multiplique por três e abra o seu change request com esse número.

Normalmente as changes passam por um comitê revisor, conforme comentei no post anterior. Dependendo do nível de babaquice da política da empresa e da criticidade do sistema, eles vão falar pra você fazer em menos tempo. Como você já multiplicou por três pode dar um desconto pra eles.

Algumas empresas mais inteligentes te dão a opção de abrir a change com uma janela de X tempo e execução de Y tempo. Isso significa que você pode abrir uma janela que será das 22:00 às 00:00 para executar uma mudança de 10 minutos. Se você tem essa possibilidade, use-a!

Anote todos os contatos

Se der caca pra quem você vai ligar? Você tem um segundo nível? Um terceiro nível? Depois de você só o fabricante? Qual o telefone? Ramal? Código de cliente?

Uma parte da change vai ser implementada por outro time ou você vai precisar de intervenção de mais alguém além de você? Saiba o email, nome, instant messenger, telefone e celular de cada um dos envolvidos. Tenha também à mão o telefone do grupo de operações críticas (ou seja lá o nome que for na sua empresa).

Chegue com antecedência

A lei de Murphy é tão real quanto a lei da gravidade. Se a change for de final de semana você ou vai pegar trânsito, ou vai furar o pneu, ou você vai chegar na sua mesa e descobrir que o tiozinho da limpeza trabalha de madrugada e está passando aquele maldito aspirador de pó que parece uma turbina de avião bem no seu corredor. Tempo pra se ajeitar antes da change nunca é demais.

Envolva mais gente, mas só se precisar

Se o volume de coisas for muito grande vale a pena requisitar a seu gerente/team leader/responsável legal que coloque alguém pra te ajudar.

Mas só peça ajuda se realmente achar que não dá pra fazer sozinho. Normalmente as changes acontecem fora do horário normal de expediente e pedir ajudar sem precisar vai fazer um colega seu sair de casa porquê você é um fraco. Sem contar que a empresa vai ter que morrer com hora extra de mais um e você vai ficar com fama de chorão.

Menos é mais

Você precisa executar comandos em 20 servidores? Amigão, 2 ou 3, no máximo, de cada vez. A chance de fazer m* com vários consoles abertas é enorme.

Já vi nego parando metade do datacenter porquê deu shutdown numa interface de um switch achando que estava no console do outro.

Tem pouco tempo pra change? Quem mandou ser burro? Eu falei no passo ali atrás pra exagerar, né? E a ajuda extra? Não pediu porquê?

CYA (Cover your ass)

Anote todos os passos que executar e documente tudo com cuidado. Se der problema no meio da change não espere a casa cair pra pedir ajuda. Não cozinhe o galo, porquê é o seu na reta.

Se alguém precisa confirmar se o sistema está funcionando após a change, ligue pro fulano e depois mande um email do tipo “conforme nossa conversa telefônica, o sistema está OK e estou encerrando a change”.

FECHE a Change imediatamente

Se você é o responsável por fechar a change, faça-o imediatamente. Não existe nada mais CHATO do que fechar change e é um ótimo candidato a entrar na lista de pendências e não sair de lá até seu gerente comer seu toco.

Depois de uma change de 16 horas no final de semana isso pode ser muito chato, mas a sua segunda-feira vai ser muito melhor. 😉