Dopey Challenge – Guia completo

By | January 23, 2015

Em 2013 corremos nossa primeira maratona e não foi exatamente a melhor experiência possível (principalmente pra esposa). Discutimos várias vezes se iríamos ou não correr outra maratona na vida e por vezes a resposta era sim e por vezes não.

Pra mim o principal problema não é o dia da maratona em si, mas todo o treino necessário para chegar lá. Uma pesquisa rápida no Google vai mostrar que o treino tradicional de maratona recomenda que você corra de 80 a 100 quilômetros por semana! Não tem podcast ou playlist que dê conta disso. Fora que os treinos acabam sendo sempre nos mesmos lugares ou, ainda pior, em esteiras. Tédio? Imagina…

Mas como não temos nada entre uma orelha e outra…

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Uma coisa que não podemos reclamar foi de correr na Disney. É experiência fantástica e muito acima de qualquer outro evento que já participamos aqui no norte, então correr lá novamente era uma possibilidade já cogitada. Mas a Disney não tem só a maratona. Na semana da maratona, que acontece sempre no domingo, também tem um 5K na quinta, um 10K na sexta e uma meia maratona no sábado.

10 anos atrás alguém pensou: E se a gente fizer um evento especial, um desafio, para as pessoas correrem meia maratona em um dia e uma maratona completa no dia seguinte? E ai nasceu o Goofy Challenge (Desafio do Pateta). Uma idéia interessante, mas não, obrigado.

Mas como corrida tem se tornado um esporte cada vez mais popular alguém de Marketing da Disney pensou: E se fizermos OUTRO desafio? As pessoas vão ter que correr 5K, 10K, meia maratona (21.1K) e a maratona completa (42.2K) em dias consecutivos (total de 78.4KM) . E assim nasceu o Dopey Challenge (Desafio do Dunga).

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Bom… agora já é mais a minha cara, né? Se é pra sair na chuva, vamos se molhar. Nos registramos (fica a dica: as vagas preencheram no primeiro dia) e ai só faltava uma coisa: treinar. E é aqui que essa série de posts realmente começa.

Eu já sabia que não ia tomar uma abordagem convencional para o treino. Eu já tinha descoberto CrossFit e corrido uma meia maratona praticamente sem nenhum treino convencional. Mas também não ia tirar corridas do meu dia-a-dia primeiro porquê queria acompanhar a esposa nos treinos dela – ligeiramente mais convencionais que os meus, detalhes mais embaixo – e segundo porquê bom… só no caso de eu estar errado.

Eu tenho lido e aprendido muito sobre fisiologia, nutrição, esportes, exercícios… Perdi as contas de quantos livros, podcasts e artigos – inclusive de periódicos científicos – eu li nos últimos 4 anos e resolvi que o preparo para o Dopey precisaria de 4 pontos focais:

Nutrição e Suplementos, treino, equipamento e recuperação.

Vou publicar um post sobre cada um desses tópicos e espero que sejam úteis para outras pessoas que queiram tentar um evento do tipo.


 

  1. Dopey Challenge – Guia completo
  2. Dopey Challenge – Guia completo: Nutrição
  3. Dopey Challenge – Guia completo: Treino
  4. Dopey Challenge – Guia completo: Equipamento
  5. Dopey Challenge – Guia completo: Recuperação

 

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